O que é Steel Frame?

Steel frame é um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES – Construção Energitérmica Sustentável.

A estrutura é composta por perfis leves de aço que em conjunto com as placas estruturais OSB formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação.

Steel Frame: São perfis leves de aço formados a frio, a partir de chapas de aço galvanizados, com espessuras que variam entre 0,8 e 1,25 mm. Os perfis mais usuais são denominados “guias” (perfis U simples) e “montantes” (perfis U enrijecidos). Os perfis utilizados devem ter galvanização mínima de Z-275.

Antes mesmo de se iniciar a construção, a Planco Sistemas Construtivos, confecciona o exclusivo Projeto de Fechamento/Planejamento, ou seja, adaptamos o projeto estrutural às medidas dos produtos para que haja o mínimo de desperdício no canteiro de obras, podendo chegar ao aproveitamento de mais de 90% dos materiais comprados.

02.jpg

Confira o passo a passo:

1) Fundação
O Steel frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida.

2) Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado é aplicado as placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.

3) Paredes
Revestimento externo
Sobre o OSB é aplicada uma Membrana, que garante a estanqueidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da umidade interna das paredes e protegendo-as contra a umidade externa. O Steel Frame permite a aplicação de diversos revestimentos externos.

Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento.

Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso do OSB como reforço em paredes de Drywall. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.

4) Laje seca e mista
O OSB é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência.

No Steel Frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:

Laje seca: executada com a aplicação do OSB diretamente sobre o vigamento metálico, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.

Laje mista: a diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o OSB, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.

5) Instalações elétricas e hidráulicas
Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Steel Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

6) Isolamentos
O Steel Frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

7) Esquadrias
As instalações de portas e janelas no Steel Frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

8) Coberturas e telhados
No Steel Frame pode-se instalar qualquer tipo de cobertura e telhado, desde que o projeto estrutural esteja adequado ao telhado selecionado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s